segunda-feira, 2 de abril de 2012

Resenha: Correr ou Morrer - James Dashner



Primeiro vou falar que não tinha muita vontade de ler o livro, só comprei por causa que estava barato. Depois fui ver algumas resenhas e tal, e me deparei com muitas opiniões positivas, isso me atiçou. Depois de ler o livro entendi o porque de vários serem loucos pela série... enfim, chega de papo furado e vamos ao que interessa.

A trama se dá inicio quando Thomas chega a um lugar totalmente desconhecido, ele chega por uma caixa, estilo um elevador, e quando se abre é recebido por vários meninos, todos aparentemente adolescentes. Ninguém parece surpreso por vê-lo ali, ele ao contrário está confuso, não se lembra de nada, exceto seu nome.

A clareira, o lugar onde se encontra, é um vasto pátio coberto por enormes muros de pedras. Thomas quer fazer perguntas, quer saber onde está, o que aconteceu, mas ninguém tem vontade de informa-lo, nem mesmo o encarregado de ser seu companheiro, o Chuck. Um menino que não para de falar e muitas vezes é irritante mas ao mesmo tempo engraçado.
Aos poucos vai se descobrindo que os clareanos criaram uma civilização, com regras, cargos e horários a serem cumpridos, por exemplo: Tem pessoas que cuidam dos animais, da plantação, da comida, limpeza etc... Descobre também sobre os corredores, que são encarregados de correr pelo labirinto a fim de achar uma saída para eles. Mas como assim, que labirinto? Ai que entra o x da questão. Na clareira, através dos muros há um labirinto, enorme, misterioso e muito perigoso, só que ele é diferente, toda noite os muros que dão acesso a ele se fecham e as paredes se movem, sendo assim  o mapa do labirinto está em constante mudança, por isso que existem os corredores que vão todos os dias tentar entender este grande mistério e achar a saída dessa prisão que vivem.

Logo quando descobre sobre isso Thomas se sente tentado a ser um corredor, na verdade algo em sua mente diz que é o que ele tem que ser, que ele consegue, só que as coisas não são tão fáceis. O labirinto conta com os Verdugos, seres enormes e perigosos que vivem no labirinto e basta uma picada para você entrar a beira da morte. Mas mesmo assim ele não vai desistir.

Thomas vai se adaptando com o modo de viver, vê que não é só ele que não lembra de seu passado, todos lá são assim. Todo mês eles recebem um novo garoto, e toda semana recebem mantimentos. Só que dias depois de Thomas chegar na clareira a caixa entrega outro pessoa, e pior, uma garota, algo inusitado para eles, e pior é a mensagem  enigmática que traz consigo. Isso pode desestabilizar todo o convívio dos clareanos, e a busca por respostas pode mudar tudo.

Este é um livro sensacional, eu simplesmente adorei, entrou para a minha lista de favoritos. O modo de como Thomas vai descobrindo os mistérios, vamos descobrindo junto com ele, seu modo de pensar muitas vezes surpreendem. Toda a parte da ação do livro me fez ficar vidrada torcendo pelo bonzinho. Os personagens foram muito bem encaixados e cada um tem sua importância, e claro desconfiança de cada um é o que não vai faltar. Muitos segredos te aguardam nesta leitura eletrizante. Recomendo demais, leiam, leiam, leiam!!!

Série - Maze Runner:
1. Maze Runner - Correr ou Morrer
2. The Scorch Trials - Prova de Fogo
3. The Death Cure 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar galera,é de graça !