sábado, 19 de novembro de 2011

Resenha: A Linha - Teri Hall


Mais um livro futurístico retratando o governo e suas objeções. Confesso que adoro o tema, por mais que exista vários livros do mesmo, é bom ver o ponto de vista de cada autor e como eles construiriam um futuro onde a injustiça seria maior ainda, onde não teríamos escolha... enfim, chega de tagarelar e vamos ao livro.

A linha é uma construção do governo para servir de barreira a guerra que estava prestes á acontecer com uma nação vizinha. Mas como o governo de piedoso não tem nada (coincidência, não?), constroi esta linha invisível, mas que tem como função não deixar ninguém ultrapassa-la, não informou as pessoas que moravam no lado X da linha que na hora estavam do lado Y, de que teriam de voltar se não permaneceriam lá para sempre. Então assim se fez, pessoas que estavam do outro lado permaneceram lá sem rever seus familiares, ficando sozinhos, e agora sendo descriminados pela população do outro lado que os chamam de os Outros.

Rachel mora com sua mãe num terreno muito perto da linha, onde trabalham para a dona do local, a Sr Moore.
Rachel sempre foi muito bem protegida por sua mãe, Vivian, que a mantinha sempre à vista, mas toda esta preocupação da mãe não foi o necessário para afastar a curiosidade de Rachel pela linha, principalmente pelo o que habitava do outro lado.

Em um belo dia quando Rachel tira “férias” momentâneas de seus afazeres, decide ir ao lago, que por sinal fica muito perto da linha, e então encontra um gravador contendo uma mensagem de socorro. Desde então Rachel não consegue tirara mensagem da cabeça, quem será que está correndo perigo, será que é verdade, como o outro lado conseguiu mandar esta mensagem, e porque precisariam de ajudas deste?

Sua mãe sempre dizia o quanto era importante lutar pelo que acredita, como a injustiça dever ser combatida, mas hoje, quando a injustiça estava bem diante de seus olhos ela fugiu. Rachel não conseguia entender de que valia falar sobre injustiça se ninguém tentava ajudar em uma situação de risco.  p. 115

Com isto a estória segue, com suspense, segredo que serão revelados e curiosidade à cada pagina.

Gostei muito da narrativa, muito bem feita, sem complicação e não me lembro de nenhum erro ortográfico. O tema muito envolvente, personagens muito bem construídos.
Só o que foi ruim é que quando a estória está se revelando e ficando mais envolvente, o livro acaba. Deu a entender que este livro serviu mais como introdução, pois pelo que sei serão 3 livros, o que deixa claro que tudo se resolve nos próximos volumes, e este nos serve para entrar em foco com a estória. Espero que a autora não deixe a temática virar enrolação e acabar dando um fim corriqueiro e sem lógica, pois a trama tem tudo para dar certo.
Enfim, com todos os detalhes prós e contra, eu recomendo a leitura!! 

Série A Linha:
1. A Linha ( The Line)
2. Away *(sem previsão)
3. The Island *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar galera,é de graça !