segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Resenha: A Esperança - Suzanne Collins



Contém Spoiler dos livros anteriores!

Primeiro tenho que contar a vocês que este foi um dos mais esperados livros do ano por mim e a melhor trilogia que já li até hoje.

Em A Esperança, estamos já fora da arena, no distrito 13, onde tudo é diferente, um lugar subterrâneo com uma segurança mútua e com uma enorme organização.

Finalmente, ele está conseguindo me ver como eu realmente sou. Violenta. Não confiável. Manipuladora. Mortífera. p. 30

Neste livro ficamos conhecendo mais sobre o Distrito 13, porque ele foi dado como destruído, e como ele conseguiu sobreviver todo este tempo se “omitindo”. Também é explicado com maior ênfase o destino dos ganhadores dos jogos, no livro anterior Em Chamas, sabemos que eles são obrigados pela capital a voltar para a arena, mas neste livro ficamos sabendo de uma realidade mais cruel ainda.
Crueldade, é o que não falta, as mortes são frequentes e sem piedade alguma.

A Capital está sendo ameaçada por Panem, que tem como seu selo de revolução, O Tordo, nossa protagonista Katniss .
Katniss não está como costumamos vê-la, está um tanto desnorteada pelo fato de não ter encontrado Peeta, que está nas mãos da capital, ou melhor do Presidente Snow.

Outros personagens ganham maior participação, como, Gale, Prim e Finnick.
A trama não sede privilégio  ao romance, o que faz sentido, mas quando este acontece é gratificante.

O levante começou, e todos os distritos tem de se juntar para combater a capital, e viver em igualdade. Mas neste final, ficamos a entender melhor que não é só a capital o inimigo, quem sede a eles e se recusam a entrar na luta são seus aliados.

É tudo muito impactante neste ultimo livro,a realidade é mais que cruel. É rebelada uma Katniss não corajosa e sim vingativa, o que eu  mais queria ver. Não é porque não estamos mais na arena que o jogo acabou, o jogo ainda não acabou, e o final dele não será feliz, pois o título do livro é uma enganação, não há esperança que salve ninguém, agora é lutar e vencer. Haverá vencedor na luta contra a capital?

É neste momento que a primeira bomba cai. Há uma sensação inicial de impacto seguida por um explosão que ressoa nas partes recônditas de meu ser, no revestimento de meus intestinos, no tutano de meus ossos, nas raízes de meus dentes. Nó todos vamos morrer,penso. p.161


Série Jogos Vorazes:
1. Jogos Vorazes (The Hunger Games)
2. Em Chamas (Catching Fire)
3. A Esperança (Mockingjay)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar galera,é de graça !