sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Resenha: Tempo de Fuga - Rachel Ward



Eu estava bem anciosa para ler este livro, achei a capa linda demais quando a editora ID mostrou no Twitter, então fui comprar na livraria - o que é raridade, sempre compro online - a diagramação é linda, a cada capítulo tem números no canto das folhas. Agora chega de papo furado né...

Já pensou se você podesse prever o futuro? Saber que dia as pessoas iriam morrer? Pois é, Jem sabe, basta ela olhar nos olhos de alguém para ver a data de sua morte!

Desde pequena Jem consegue ver os números das pessoas, mas nunca se deu conta do que eram realmente até a sua mãe morrer. Ela sempre via o número dela em cima de sua cabeça, mas só deduziu no dia em que sua mãe morreu, a mesma data que sempre via.
Dai em diante Jem vai pulando de casa em casa, com suas familias adotivas, o que não faz diferença para ela, pois está sempre na rua. Por não gostar de nenhum contato físico, Jem está sempre se isolando das pessoas, evitando olhar em seus olhos e ver seus números.

"Eu nunca poderia ser nada além daquilo que era agora - uma garota que, ao longo de quinze anos, tinha levado a morte e destruição para a vida de todos ao seu redor." p. 329

Até que um dia ela vai para o canal de Londres, procurando um lugar vazio e isolado para ficar e encontra Spider.

Spider, um garoto alto ,negro, que não consegue parar quieto, e com uma boca suja. Ele estuda na mesma escola de Jem e está sempre metido em confusão. É claro que Jem viu seu número, e o cara ia durar só mais duas semanas, e para piorar as coisas eles estavam ficando mais próximos, dividindo seus cigarros e andando por ai...

Pela primeira vez na vida, eu não estava só observando alguém de fora. Dessa vez eu estava envolvida. Começava a desejar que o número dele estivesse errado, que não passasse de um delírio da minha cabeça. Só que eu sabia que era real. De um jeito ou de outro, ele ia partir em duas semanas,mas eu queria protegê-lo. Mais do que isso,na verdade: eu queria mesmo era salvá-lo. p. 62

Se já não bastasse a confusão da vida de Jem, tudo tinha que complicar mais.
Em um dia Spider resolve passear por Londres com ela, e então eles vão parar em um parque.
Só que tinha um problema, quando Jem percebeu, todos naquele parque tinham o mesmo número, todos iam morrer naquele dia. Assustada ela avisa Spider e sai correndo de lá. Quando estão longe do local, tudo vai pelos ares.
Agora os dois são procurados pela polícia, acusados de serem terroristas. Jem além de fugir dos policiais tem que tentar salvar Spider, será que ela consegue, ou o destino será trágico como ela está acostumada?

Eu gostei bastante do livro, Jem não é nada fácil, durona, mas cativante e Spider me fez dar muita risada com seu jeito acelerado e falando só bobagens. Só teve um ponto negativo que foram as gírias, nos diálogos entre Spider e Jem quase sempre tinha um "cara", não atrapalhou a leitura, mas ficou repetitiva.
Fora isso, é uma trama bem legal, e no começo pensei que fosse muito parecida com o tema do filme Premonição ,mas não é. O final me deixou bem curiosa para o próximo volume da série, que até agora parece se tratar de um trilogia. O negócio é esperar e ver o que vem no próximo volume.


Série Numbers:
1. Tempo de Fuga (Time to Run)
2. The Chaos * (ainda não lançados no Brasil)
3. Infinity

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar galera,é de graça !