sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Resenha: Cotoco - John Van de Ruit



“ Vou te falar uma coisa, Cotoco. Este lugar parece um hospício. Tem doido pra todo lado. Até nosso diretor é meio doido, você não acha? É como se em cada canto tivesse alguém para pegar a gente, para rir da gente, ou fazer a gente se sentir um idiota, um covarde, um sei lá o quê.”  p. 241 
O ano é de 1990, o lugar Africa do Sul, que no momento está passando pelo Apartheid com a volta de Mandela.
Mas não é de comunismo que o livro fala, pelo menos não profundamente, e sim de John Milton, que ganhou uma bolsa de estudos em um renomado internato para garotos, só que ele não sabia que essa mudança transformaria a vida dele por completo. E é nesta escola que ele é nomeado como Cotoco por seus novos amigos de quarto, que também tem apelidos nada peculiares como: Rambo, Cachorro Doido, Rain Man, Largatixa, Barril e Esponja. Juntos eles formam os Oito Loucos. 
John Milton – Vulgo Cotoco- sofre nos primeiros dias, pois como se já não bastasse a maluquice em sua família, tem de lidar com loucos por todos os lados, ou como ele mesmo diz: “Gente que bate pino.”.
Todavia, Cotoco tem suas qualidades, entre elas está uma voz apreciável por todos e sua paixão e abilidade no Críquete. Só que isso não é o suficiente para mantê-lo a salvo das “trapaceadas” de seus “companheiros”. Os Oito Loucos são um por todos e todos por um e isso inclui: Violar todas as regras possíveis. 
[...] “ Nesta escola, dedurar alguém é o mesmo que assinar a própria sentença de morte.” p. 88
O livro é narrado em primeira pessoa em forma de diário por Cotoco, contando assim a hora e o dia em que cada coisa acontece, mostrando como ele se sente a única pessoa com sanidade mental ao meio de tantos doidos ou até psicopatas (não estou exagerando, acredite!) 
Mas ele não tem problemas apenas com os garotos mas também com as garotas, mostrando assim o romance do livro, que é complicado, maluco e pra lá de engraçado. 
Os personagens são cativantes. Tem professor Guv de Inglês que lhe empresta livros  (sim, cotoco também é um amante da leitura) como Senhor dos Anéis. Tem também sua família, que é a mais esquisita de todos os tempos. Seu pai que está ficando maníaco (ou batendo pino) por causa do Apartheid e achando que os negros vão comandar a Africa do Sul. Tem sua mãe que é um tanto desmiolada e sua avó que tem mania de acusar todos de quererem rouba-la. 
[..] “Papai olhou bem no fundo nos meus olhos e aconselhou  que eu jamais fizesse a besteira de me casar; se isso não fosse possível, que pelo menos eu me casasse com uma órfã.”  p. 145
O livro é incrível, engraçado e com uma narrativa cativante. O personagem principal, pode parecer, mas pelo menos ao meu ver não foi o coitado da estória, na verdade não vi nenhum coitado e sim MALUCOS. 
O gratificante da trama para mim foi que, você vai percebendo o amadurecimento tanto do protagonista quando do restante e mesmo com tantas reviravoltas, pessoas indo para enfermarias, batendo pino, voltando ao normal, se metendo em enrascadas, tudo se resolve. Fora que, o autor se mostrou talentosíssimo nos proporcionando muitas risadas e emoções também que o final são surpreendentes e arrebatadoras.
Se recomendo o livro? É óbvio, nem sei porque demorei tanto para lê-lo e com certeza vou atrás das continuações que procurei e sei que existem, pena que ainda não foram lançadas aqui. Leiam e deem muitas risadas com Cotoco.

 Série Cotoco:
1. Cotoco – O diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos.
2. Spud - The Madness Continues 
3. Spud - Learning to Fly




O Livro já foi adaptado aos cinemas, ja foi lançado em Novembro, mas aqui ainda não tem data previsão.

Deixo aqui um teaser pra vocês! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar galera,é de graça !